Quando John Lennon conheceu Yoko, disse que foi por causa de uma palavra de três letras. Ao ver uma instalação em uma exposição de arte dela, havia uma escada. Ele resolveu subir e ao chegar lá em cima havia no teto uma minúscula palavra escrita: yes. Sim ao quê, Yoko? Provavelmente resolveu perguntar a ela e o resto todos sabemos.
Falar sim para a vida não é tão fácil. Temos esta mania de querer controlar tudo, especialmente o passado e o futuro. Mas e o presente? Não é à toa que tem este nome, não? Se concentrar no momento em que vivemos parece uma completa impossiblidade, tomados que somos pela ansiedade de querer fazer o futuro. Estamos sempre tão tensos, querendo saber como vamos viver, do que vamos viver, se vamos ficar melhor, pior, sair hoje a noite, viajar semana que vem, mudar de emprego, de cidade...
Se você está dançando, esperando, ouvindo, comendo, assistindo: com certeza, dá para fazer mais deavagar. A lentidão nos leva para o momento presente. Não existem momentos que devem durar para sempre e que nos fazer até falar mais baixo para que a velocidade e altura das palavras não estrague tudo?
Outro dia fui correr como sempre vou no mesmo parque. Porém, resolvi que aproveitaria aquele momento exato e não me preocuparia com mais nada. O resultado foi que demorei três horas para voltar, porque descobri uma praça incrível, com árvores imensas e muito velhas, com tantos pássaros e águas e pessoas lendo, namorando, crianças brincando em pedras! Faz dois anos que passo ali semanalmente! Eu nunca tinha visto aquele lugar. Olhei com brilhantes olhos de primeira vez. Foi dizer sim àquele lugar e ao meu momento.
Ontem, ouvindo Marisa Monte no carro descobri uma música tão delicada e a ouvi dez vezes seguidas, para aproveitar bastante aquele momento que não vai voltar mais: a descoberta que tudo na vida pode ser mais simples, como eu havia escrito ontem.
Sim, são três letrinhas....fácil de dizer. Meu presente às vezes dura dois dias.
1 comentários:
O hoje é mesmo muito importante mesmo, e as pequenas coisas fazer MESMO a diferença.
Espero que vc esteja aproveitando o máximo das férias!!!
Postar um comentário