Existem pessoas que vivem no passado. Geralmente são delicadas e têm gestos lentos. Podem ser um pouco melancólicas e apegadas, guardam objetos, cartas de amor e memórias. São pessoas mais introspectivas, gostam de fotografias e genealogias. Compram livros em sebos e fuçam as dedicatórias. Não gostam de gastar dinheiro nenhum. Falam devagar, olham nos seus olhos mas estão é pensando no horizonte logo atrás.
Outras pessoas vivem no futuro: são ansiosas. Falam e gesticulam rapidamente, têm sempre mais que uma tarefa sendo realizada ao mesmo tempo. Falam ao telefone, digitam, comem, fumam, tudo junto. Fazem perguntas demais e conjecturam demais. Nos relacionamentos, terminam antes deles acabarem, por precaução. Têm os olhos rápidos que não se fixam nos seus, são intensas e indecisas. Gastam dinheiro demais.
A pessoa que quero ser é aquela que pensa mais no momento exato em que vive, do que em qualquer outro. Eu viveria agora sabendo que escrever é o maior barato, que este beijo é bom e isso basta, que domingo à tarde é bonito e frio. Não me lembrarei de mágoas, não temerei o futuro, não sofrerei por antecipação. Gastarei o dinheiro que tenho. Serei calma e doce, dormirei tranquila, prestarei atenção na água que bebo, no ar que respiro e no amor que faço.
Cada momento será digno de histórias que não contarei, pois estarei muito ocupada: vivendo.
3 comentários:
Olá Madalena!
Tô retribuindo a visita e aproveitando pra te desejar boa sorte em SJC! Confesso que tentei me adaptar a ela...rs, espero que você tenha mais sorte!
Abraço
Oi, Madá!
Teu blog é que é mesmo muito inspirador!
Salve, salve - "Madá"?
Perguntas?
- Codinome?
- Personagem?
- Sobrenome?
- Madeleine?
- 3ª Pessoa?
- 1ª?
- 13º?
Aahuahauhauh... (Engraçadinho né?)
Adorei este primeiro texto. No decorrer desta semana irei ler os outros.
Grande abraço
Jorge Sabino
Postar um comentário