Filha de Oxum?

Eu não entendo nada de candomblé ou umbanda, e também não sei a diferença. Não vou falar muito sobre o que não sei, e respeito.

Hoje um senhor me abordou do nada, no meu bar de sempre, e me disse: querida, sempre te vejo por aqui, e quero te dizer uma coisa: tu é filha de Oxum.

Mas que diabos isso significa? Perguntei. Coisa boa? Ele: coisa boa e ruim, tanto como a vida, só resta aceitar e viver os dois.

Tarde da noite, estou aqui tentando entender. Achei lindo.

Oxum é a deusa das águas doces. É livre, forte. Diante da aparência segura e, esconde entranhas cheias de segredos. Esta ligada aos arquétipos de Afrodite e Artemis, à conquista, aos prazeres sexuais, ao amor intenso. Geralmente têm a feminilidade exaltada. O feminismo também. Os filhos de Oxum são amigos das festas, dos prazeres e comidas. Um filho de Oxum é imprevisível, se entedia facilmente, quer que a vida tenha sempre um sentido romântico, que flua, que siga, como um rio.

Mas tem muito mais...a mitologia é muito rica e meu sono me impede de continuar.

5 comentários:

migrañaloco disse...

Obrigada pelas conversas....... Você, definitivamente, é filha de Oxum. rs... (ui...)
bjbj

Unknown disse...

Que legal que você tem escrito com frequencia! Este é um dos meus blogs preferidos. E não me conformo de você ainda não ter escrito ao menos uma vez no Jornalirismo... rsrsrs
Wellington

Rachel Souza disse...

Oxum não tem essa característica sexual.Tem a da conquista... Essa oxum que vc descreveu tá mais pra Santeria do que pra umbanda.O arquétipo da Oxum cubana é bem chegado ao das ciganas. Oxum aqui é mãe e sedutora,mas gosta da manutenção das coisas... Bem,entre outros laiás.

migrañaloco disse...

"textos irmãos"?? boa.... adoro finais diferentes!

Paty Esteves disse...

Amiga ser filha de Oxum é muito bom !!!! Como disse seu amigo no bar tudo na vida tem os dois lados... e vc sabe usar bem os dois rsrsrsrsr.
Lembra daquela musica do Zeca baleiro ... eu vi mamãe oxum na Cachoeira , sentada na beira do rio ... collhendo lirio ...

Postar um comentário